Retrato da Equidade Salarial no Brasil e na Scania
A divulgação do 2º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios – documento que promove transparência no mercado de trabalho, conforme determina a Lei de Igualdade Salarial, não mostra mudanças significativas no período analisado. Houve aumento na diferença salarial entre gêneros: o percentual de mulheres que recebiam menos do que os homens passou de 19,4% na primeira edição (2022) para 20,7% na segunda (2023).
O documento é disponibilizado pelos ministérios do Trabalho e Emprego e das Mulheres e é elaborado a partir dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2023 e pelo e-Social, com informações complementares enviadas pelas mais de 50,6 mil empresas com 100 ou mais colaboradores (as) existentes no Brasil. O relatório leva em consideração a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD 13 709/2018.
Na Scania, a busca por um ambiente de oportunidade igualitária e equidade salarial entre gêneros é meta de negócios, orientada para formação de uma equipe de excelência, o que prescinde diversidade.
Trabalhamos com intencionalidade de ampliar a presença de todos os grupos minorizados no quadro de colaboradores (as) pois entendemos que esse é o caminho para uma empresa bem-sucedida, além de gerar valor para marca e contribuir para a prosperidade da humanidade.
No último ano, tivemos um aumento de 16,8% para 18,1% de mulheres na organização. Entendemos que tão importante quanto a atração e contratação de mulheres, é a capacidade de desenvolvê-las e conferir reais oportunidades de carreira. Nesta frente, tivemos acréscimo de mulheres em cargos de liderança, passando de 17% em 2022 para 20,5% em 2023.
Na jornada Scania pela diversidade, já contamos com progressos efetivos e etapas ainda a serem vencidas. Nossos valores e princípios vão sempre nortear uma atuação responsável e comprometida com a mobilidade sustentável e um futuro melhor para a sociedade, os negócios e o meio ambiente.
Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
Em cumprimento à Lei nº 14.611, de 03 de julho de 2023 divulgamos o Relatório Nacional de Transparência Salarial.
O documento, extraído do portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi elaborado a partir dos dados do eSocial - base 2022, e das informações enviadas pela empresa ao MTE.
Os dados apresentados foram reunidos de acordo com os grandes grupos da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), sistema criado em 2002 que organiza e classifica as profissões existentes no Brasil.
Na Scania a participação feminina na composição do quadro de colaboradores (as) teve aumento. Por outro lado, permanecem os desafios no indicador de equiparação salarial.
Clique aqui e veja na íntegra os relatórios
- Relatório Scania
- Relatório Logistics Parts Center