GOVERNANÇA
MENSAGEM DO PRESIDENTE
"Reputação se faz todo dia. Construção de credibilidade e de confiança são dois ativos tanto imensuráveis quanto invisíveis na superfície – no entanto, são os pilares que sustentam história, tradição, reputação, sucesso e, continuidade de um negócio."
A Scania chegou, em 2021, aos 130 anos de estrada nutrindo valores e envolvendo seus públicos-alvo – dentro ou fora de casa – em sólidos valores e princípios. Porém, se existe um tema onde o passado não garante o futuro e impõe atenção especial ao presente, esse é a integridade.
Somos uma empresa publicamente comprometida com a sustentabilidade ou, para usar uma tradução mais atual, com o acrônimo em inglês ESG - Environmental, Social and Governance. Cada dia estamos mais expostos à transparência e à exigência irretocável sobre a nossa conduta e esta é uma ótima oportunidade para entender – colaboradores, lideranças, clientes, parceiros de negócios e sociedade – uma condição onde todos ganham, porque um mundo mais resiliente e justo começa com senso e atitude éticas.
Na Scania revisitamos constantemente este assunto, não apenas como ‘regra’ escrita em páginas de Políticas - que existem e são necessárias, mas como forma objetiva de fazer negócios e de viver. Aqui não há como separar o pessoal do profissional, ética é postura universal e holística do ser humano. Atuamos de maneira correta por convicção, por ser uma verdade de nossa marca e de nossas pessoas.
Nesta jornada não estamos sozinhos e contamos com rotinas, processos e sistemas, que nos apoiam no dia a dia. Incentivamos constantemente uma cultura aberta, que permite a troca norteada pela transparência. Sabemos que para fazer negócios não há caminho fácil, mas há o caminho certo. Sem atalhos. Este é que queremos, escolhemos e estaremos sempre seguindo.
Christopher Podgorski | Presidente e CEO da Scania Latin America
CÓDIGO DE CONDUTA
Ao longo da história da Scania, valores sólidos constituem o coração e a alma da empresa. Junto a eles, estão a maneira de trabalhar e os sistemas de gestão, formando o que a empresa chama de “Scania Way”, a base da cultura corporativa e uma ferramenta fundamental para manter a posição de liderança em um mundo que exige sistemas de transporte seguros, sustentáveis e eficientes. Por mais de 20 anos, os valores fundamentais tem orientado todas as operações da Scania e mantido a empresa em posição de vanguarda, pavimentando o caminho para o futuro do transporte. São eles Cliente em primeiro lugar, Respeito pelo indivíduo e Eliminação de desperdício, Determinação, Integridade e Espírito de equipe.
Para nortear os colaboradores, princípios essenciais foram designados no Código de Conduta da Scania, que descreve como cada um deve conduzir os negócios de forma ética e responsável. Com essas diretrizes principais e exemplos práticos, o documento orienta por meio de disposições regulatórias e normas internas como deve ser a conduta no local de trabalho, como parceiros de negócio e como membros da sociedade. Juntamente com os valores fundamentais e princípios de liderança da Scania, o Código de Conduta forma a estrutura na qual a empresa opera.
CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES
A Scania acredita em uma abordagem proativa, ética e transparente no relacionamento com seus fornecedores para impulsionar o desenvolvimento sustentável em toda a cadeia de valor. Está comprometida em defender os princípios do Pacto Global das Nações Unidas relativos à práticas trabalhistas, direitos humanos, meio ambiente e anticorrupção em nossas próprias operações, bem como em sua cadeia de suprimentos. O Código de Conduta do Fornecedor da Scania descreve as expectativas e requisitos mínimos para os fornecedores em relação a direitos humanos e trabalhistas, saúde e segurança, meio ambiente, ética comercial e gestão.
Mais informações sobre como a Scania trabalha globalmente acesse aqui.
CANAL DE DENÚNCIAS
Integridade e conformidade com leis e regulamentos são as principais prioridades e pilares da cultura corporativa da Scania. Para incentivar uma cultura de transparência e detectar possíveis erros, a Scania tem um sistema global de denúncias.